Botafogo-PB pode repetir feito que não consegue há 11 anos em torneios nacionais
Caso vença o Ferroviário, o Belo pode chegar a cinco vitórias consecutivas, algo que não acontece desde 2013
8 de junho de 2024

O Botafogo-PB tem feito uma campanha na Série C do Brasileiro que se encaminha para ficar marcada na história do clube. Além de voltar à liderança da Terceirona depois de três anos, no jogo contra o Ferroviário, marcado para o próximo domingo (09), às 16h30, o Belo pode chegar a sua quinta vitória consecutiva na competição, repetindo um feito que não alcança há 11 anos em campeonatos nacionais.

A última vez que o Alvinegro da Estrela Vermelha venceu cinco jogos consecutivos foi em 2013, na vitoriosa campanha da Série D. Os triunfos botafoguenses aconteceram no mata-matam, momento mais decisivo da competição. As vitórias contra Central, Tiradentes e Salgueiro sacramentaram o acesso do Belo, que depois foi coroado com o título da quarta divisão nacional, contra o Juventude.

Depois de perder o jogo de ida das oitavas de final da Série D por 3 a 1 contra o Central, em Caruaru, o Botafogo-PB precisava responder dentro de casa para se manter vivo na competição. A resposta veio no tempo regulamentar, devolvendo o placar da ida e levando a decisão para os pênaltis. Nas penalidades, os jogadores do Belo bateram as penalidades com perfeição e garantiram a classificação para as quartas de final ao vencerem por 5 a 3.

Nas quartas de final, diante do Tiradentes, mais duas vitórias. A primeira, no Almeidão, por 2 a 1, com dois gols do ídolo Warley, que saiu do banco de reservas para virar o jogo. Depois, no Presidente Vargas, por 1 a 0, com gol do capitão Lenilson, selando o acesso à Série C. Mesmo com a vaga garantida na Terceirona, o Belo seguiu embalado com a sequência de triunfos. O Botafogo-PB venceu o Salgueiro nas duas partidas da semifinal, por 2 a 1, no Sertão pernambucano, e por 2 a 0, na capital paraibana.

Botafogo-PB venceu os dois jogos contra o Salgueiro e avançou para a final da Série D, em 2013. (Foto: Arquivo/Jornal Correio da Paraíba)

No entanto, na grande decisão da Série D, a série invicta de cinco jogos foi quebrada. No primeiro jogo, o Botafogo-PB acabou sendo derrotado pelo Juventude por 2 a 1, em jogo disputado na Arena do Grêmio. Apesar do revés, o Belo venceu a volta por 2 a 0 e levou o título diante da torcida alvinegra.

Depois de 11 anos, o time comandado por Evaristo Piza tenta repetir esse feito, mas, agora, de forma inédita. É que, desde que subiu à Série C, o Alvinegro nunca conseguiu uma sequência de cinco vitórias consecutivas na competição. Nesta temporada, o Belo já acumula quatro triunfos seguidos na Terceirona contra Remo, Volta Redonda, Sampaio Corrêa e Athletic.

Maior série invicta é no Paraibano

Pelo Campeonato Paraibano, o Botafogo-PB tem uma marca ainda mais expressiva. Em 2015, o Belo conseguiu engatar uma sequência de sete vitórias, contra CSP, Miramar, Treze, Lucena, Atlético de Cajazeiras, Auto Esporte e Sousa.

Já em 2019, o Belo alcançou a sua maior série de vitórias em uma temporada, sob o comando de Evaristo Piza. Foram cinco triunfos, um pela Copa do Nordeste contra o CSA, e mais quatro pelo Paraibano, na semifinal contra o Nacional de Patos, e na final, diante do Campinense.

Marcos Aurélio levanta a taça de campeão paraibano em 2019 após sequência de cinco vitórias consecutivas (Foto: Arquivo / Jornal CORREIO)

Confira a sequência de vitórias do Belo

SÉRIE D (2013)

  • Botafogo-PB 3 x 1 Central-PE
  • Botafogo-PB 2 x 1 Tiradentes
  • Tiradentes 0 x 1 Botafogo-PB
  • Salgueiro 1 x 2 Botafogo-PB
  • Botafogo-PB 2 x 0 Salgueiro

SÉRIE C (2024)

  • Botafogo-PB 1 x 0 Remo
  • Volta Redonda 1 x 3 Botafogo-PB
  • Sampaio Corrêa 0 x 1 Botafogo-PB
  • Botafogo-PB 3 x 1 Athletic

Receba todas as notícias do Arena Correio no Whatsapp

Veja também