Botafogo-PB participa de reunião na CBF para oficializar mudanças na Série C
Um dos principais pontos definidos foi a redução no número de rebaixamentos, que passará a ser de dois clubes a partir de 2026
4 de novembro de 2025

O Botafogo-PB esteve representado na reunião promovida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), nesta segunda-feira (4), na sede da entidade, no Rio de Janeiro, que reuniu dirigentes dos clubes que atualmente disputam a Série C do Campeonato Brasileiro.

O clube paraibano foi representado pelo diretor Marco Félix e pelo presidente do Conselho Administrativo da SAF, Alexandre Cavalcanti. Também participou do encontro, a presidente da Federação Paraibana de Futebol (FPF) e vice da CBF, Michelle Ramalho.

Durante o encontro, foram oficializadas algumas mudanças no formato da competição e na estrutura da Série C. Segundo Alexandre Cavalcanti, um dos principais pontos definidos foi a redução no número de rebaixamentos, que passará a ser de dois clubes a partir de 2026, mantendo-se quatro acessos à Série B para 2027.

Outro tema debatido foi o aumento da cota de participação paga pela CBF aos clubes da Série C, uma demanda antiga das equipes.

“Foi oficializado que haverá dois rebaixados a partir de 2026 e quatro acessos para 2027. Sobre a cota, foi dito que vai aumentar, ainda sem valor definido, mas o presidente garantiu o reajuste”, destacou Alexandre Cavalcanti.

Também foi confirmada uma mudança nas vagas da Copa do Brasil. A partir da nova configuração, o campeão da Série C garantirá vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil, e os clubes estão pleiteando que o vice-campeão também tenha direito a entrada na mesma fase do torneio nacional.

Também foi abordada na reunião, a possibilidade de antecipação das cotas da Copa do Nordeste e da Copa do Brasil, com o objetivo dos clubes terem acesso aos recursos antes da realização das competições.

“Foi discutida a questão dos recebíveis, porque hoje os clubes só recebem depois de jogar, mesmo já tendo direito aos valores. A ideia é permitir a antecipação desses recursos”, explicou Alexandre.

Receba todas as notícias do Arena Correio no Whatsapp

Foto: Rafael Ribeiro / CBF

Veja também