Botafogo-PB já trocou de técnico cinco vezes nas últimas duas temporadas
Belo tem trocado de técnicos com recorrência maior do que os anos anteriores
Franco Ferreira e Vitor Oliveira
17 de abril de 2024

Em pouco mais de um ano, o Botafogo-PB já teve seis técnicos no comando dos times formados para as disputas do calendário do futebol. No caminho inverso da década passada, quando conseguiu investir em trabalhos mais longevos, o Belo tem tido pavio curto com o desempenho dos treinadores e apostado na troca de profissionais quando os resultados não acontecem.

A lista começa com Moisés Egert e segue com Francisco Diá, Felipe Surian, Cristian de Souza, Moacir Júnior e, agora, o atual comandante Evaristo Piza.

Temporada 2023

A sequência teve início com Moisés Egert, que deu o pontapé na temporada 2023. Com cinco jogos, nenhuma vitória e um aproveitamento de apenas 24%, ele deixou o clube sem deixar saudade, no início do Campeonato Paraibano, já conseguindo, nesse meio-tempo, ser eliminado na pré-Copa do Nordeste. Para o seu lugar, o clube apostou em Francisco Diá, que já havia passado pelo Belo, em 2010, mas que havia feito história significativa e recente no Campinense. O trabalho também não funcionou, e ele deixou a Maravilha do Contorno com o time fora do G-4 do estadual. Coube ao então auxiliar fixo, Tiago Batizoco, classificar o Alvinegro para a semifinal. No entanto, o profissional não resistiu à queda vexatória na semifinal para o Sousa.

De todos os citados nesta matéria, Felipe Surian foi o que mais durou à frente do comando técnico. Ele chegou ao clube para comandar o Botafogo-PB na Série C do Brasileiro do ano passado, fez um trabalho que inspirou otimismo na primeira fase e até mesmo a primeira rodada do quadrangular final. No entanto, o time, que já vinha caindo de produção, perdeu o poder de fogo e foi derrotado nos outros cinco jogos seguintes. Ao fim da disputa, ele foi demitido.

Felipe Surian comandou o Botafogo-PB na Série C do ano passado (Foto: Cristiano Santos / Botafogo-PB)

Temporada 2024

A temporada 2024 começou com o Botafogo-PB com Cristian de Souza no comando. Invicto no Campeonato Paraibano e com a classificação encaminhada na Copa do Nordeste, ele foi demitido pela diretoria botafoguense e pegou a todos de surpresa. Até hoje, o motivo da saída do gaúcho é um mistério.

Após a saída de Cristian, o Belo optou pela contratação de Moacir Júnior. Apesar de ele conseguir garantir a classificação para as quartas da Copa do Nordeste e chegar à final do Campeonato Paraibano, o técnico conseguiu apenas três vitórias e não conseguiu fazer o time evoluir tecnicamente. A gota d´água foi a perda da final do estadual para o Sousa, que resultou na demissão do profissional.

Moacir Júnior foi demitido do Botafogo-PB após perda do título do Campeonato Paraibano (Foto: Cristiano Santos / Botafogo-PB)

Agora, o Botafogo-PB escolheu Evaristo Piza, velho conhecido do clube, para comandar a equipe na disputa da Série C do Brasileiro. Último técnico campeão pelo Belo e com a pompa de ter sido vice-campeão da Copa do Nordeste, o paulista de 51 anos sabe da responsabilidade que será gerir o Alvinegro da Estrela Vermelha pela terceira vez.

Aproveitamento dos técnicos:

  • Moisés Egert: 24,4%
  • Francisco Diá: 53,3%
  • Felipe Surian: 47,8%
  • Cristian de Souza: 63,6%
  • Moacir Júnior: 38,4%

Receba todas as notícias do Arena Correio no Whatsapp

Veja também