Botafogo-PB empaca na Série C e repete mau início de 2020, quando quase foi rebaixado
Em cinco partidas pela Terceirona, o time paraibano venceu uma, empatou duas e perdeu duas
Letícia Silva
15 de maio de 2025

O baixo desempenho do Botafogo-PB durante o início da campanha na Série C do Campeonato Brasileiro 2025 não estava nos planos da torcida alvinegra. Tanto que, na última terça-feira, o técnico Antônio Carlos Zago teve a demissão anunciada, e Márcio Fernandes foi prontamente contratado para seguir a temporada. Com uma sequência aquém do prometido com a chegada da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) na disputa nacional, o Belo igualou seu pior início na história recente da Terceirona, repetindo o ano de 2020, quando quase foi rebaixado.

Com cinco pontos somados até aqui, o Alvinegro da Estrela Vermelha não vence há quatro rodadas. Após estrear com goleada diante do Confiança, por 3 a 0, o combustível que parecia guiar o Botafogo-PB em busca da classificação diminuiu durante a sequência da competição. De lá para cá, o Alvinegro não venceu e só voltou a balançar as redes na quarta rodada. Já são, inclusive, três derrotas consecutivas, somando também com o duelo contra o Flamengo pela Copa do Brasil.

Mesmo furando a defesa adversária, os tentos não foram suficientes para arrancar a vitória em campo. Em cinco partidas pela Terceirona, o time paraibano venceu uma, empatou duas e perdeu duas. O número é o mesmo da campanha do clube em 2020. À época, o Belo anotou os mesmos resultados no início da competição, embora a primeira vitória só tenha acontecido na quarta rodada.

Botafogo x Paysandu em 2020, pela Série C (Foto: Divulgação/Botafogo-PB)

O Alvinegro começou com o pé direito nas primeiras rodadas, mas, o resultado positivo durante os dois primeiros jogos, se tornaram preocupantes nas partidas seguintes. Mesmo sem sofrer gols, o time também não marcava, e as duas últimas partidas foram marcadas por derrotas.

Em 2020, o Botafogo-PB estreou na Série C sem um técnico definido, com Warley à beira do gramado, de forma interina. Após a saída de Mauro Fernandes, o clube ficou a espera de um novo comandante, que só chegou na segunda rodada da competição (Rogério Zimmermann). Mesmo assim, o baixo desempenho continuou ao longo do campeonato. O Belo viveu um ano conturbado, que quase resultou no rebaixamento. No fim das contas, o clube convocou Evaristo Piza para salvar o time de uma queda e, de quebra, ainda rebaixou o Treze para a Série D, onde figura até hoje.

Até a última terça-feira, o Belo estava sob o comando de Antônio Carlos Zago. O técnico também assumiu o Alvinegro às vésperas de estrear na Série C. Mas, desde então, o elenco respondeu pouco dentro de campo. O treinador rodou bastante o grupo durante os jogos, mas o time não conseguiu encaixar 100% o trabalho desenvolvido pelo profissional. Com isso, a esperança do torcedor é que o time supere a má fase, agora sob o comando de Márcio Fernandes, e que, diferente da campanha em 2020, o rendimento do Alvinegro da Estrela seja positivo nos próximos desafios, brigando no alto da tabela.

Números do Botafogo-PB nos cinco primeiros jogos das temporadas

  • 2014: nove pontos em cinco jogos
  • 2015: seis pontos em cinco jogos
  • 2016: dez pontos em cinco jogos
  • 2017: oito pontos em cinco jogos
  • 2018: sete pontos em cinco jogos
  • 2019: nove pontos em cinco jogos
  • 2020: cinco pontos em cinco jogos
  • 2021: oito pontos em cinco jogos
  • 2022: nove pontos em cinco jogos
  • 2023: onze pontos em cinco jogos
  • 2024: treze pontos em cinco jogos
  • 2025: cinco pontos em cinco jogos

Receba todas as notícias do Arena Correio no Whatsapp

Foto: Botafogo-PB

Veja também