A 11ª rodada da Série C do Brasileiro colocará frente a frente duas equipes que se enfrentaram poucas vezes em toda a história. Botafogo-PB e Aparecidense, que jogam na próxima quarta-feira (3), no estádio Almeidão, em João Pessoa, só duelaram em duas oportunidades, ambas pela disputa nacional.
Os dois jogos em que mediram forças, inclusive, aconteceram nas duas últimas temporadas de Terceirona. Quando o assunto é o retrospecto, nenhuma equipe leva vantagem, visto que os goianos venceram em 2022 e os paraibanos venceram em 2023.
Relembre os confrontos
Botafogo-PB 2 x 1 Aparecidense (2023)
No dia 15 de julho de 2023, as equipes se enfrentaram no estádio Almeidão, em partida válida pela 13ª rodada daquela edição de Terceirona. A equipe do Alvinegro da Estrela, que almejava, mais uma vez, o acesso à Série B, era treinada por Felipe Surian.
A partida foi marcada por um grande domínio pelo lado dos donos da casa. Nos primeiros 45 minutos, o Botafogo-PB criou inúmeras chances claras de gol e balançou as redes com o zagueiro Wesley Matos, de cabeça, após passe de Renatinho.
Na etapa final, mais precisamente aos 36 minutos, a Aparecidense chegou empate após escanteio cobrado por Matheus Leal. O zagueiro botafoguense Lucas Santos tentou afastar, mas acabou jogando contra o próprio gol.
Porém, quis o destino que Lucas Santos aparecesse novamente. Mas dessa vez a favor. Ricardo Luz cruzou e o zagueiro escorou para o fundo das redes de Pedro Henrique para fechar o placar e decretar a vitória para o Belo.
Aparecidense 1 x 0 Botafogo-PB (2022)
O confronto entre as equipes em dois 2022 não deixou boas lembranças para os torcedores botafoguenses. O Belo, que nas últimas três rodadas da Série C só precisava de uma vitória para se garantir em um dos quadrangulares do acesso à Série B, conseguiu se complicar e ficar fora da fase seguinte. A partida de confirmação da eliminação foi justamente diante da Aparecidense.
A campanha do Alvinegro da Estrela Vermelha nessa edição da disputa nacional requintes de crueldade. O time, que passou 16 das 19 rodadas dentro do G-8, no primeiro ano que a competição passou a ter formato com 20 times se enfrentando entre si, acabou ficando pelo caminho e adiando novamente o sonho se disputar a segunda divisão.
Após empatar com o Mirassol e com o Figueirense, ambos em casa, o Belo se viu obrigado a somar pelo menos um ponto em Aparecida de Goiânia para se classificar, o que não foi possível.
Em duelo disputado no estádio Anibal Batista de Tôledo, Aparecidense e Botafogo-PB se enfrentaram com chances de classificação para o quadrangular final. O Camaleão conseguiu sair vencedor com um gol de Alex Henrique ainda no primeiro tempo e avançou à fase seguinte, o Belo, por sua vez, ainda tentou esboçar uma reação na etapa final, mas não teve êxito e voltou a João Pessoa com o sonho mais uma vez adiado.