Botafogo-PB projeta início de pré-temporada, e Bernardo projeta “mentalidade vencedora”
Belo deve apresentar o plantel no dia 24 de novembro, conforme confirmou o treinador durante coletiva
Letícia Silva
31 de outubro de 2025

Mentalidade forte, espírito competitivo, equipe compacta e atuante. Estas são as projeções esparadas pelo técnico Bernardo Franco com a montagem do elenco para a temporada 2026 do Botafogo-PB. E todo este elenco será devidamente conhecido nas próximas datas. Isso porque o Belo deve apresentar o plantel no dia 24 de novembro, conforme confirmou o treinador durante a coletiva de imprensa dessa quinta-feira (30).

Os passos do Botafogo-PB, após o fim da temporada deste ano são pouco reveladores até então. Com um grande número de atletas com contrato rescindido, as expecativas para os anuncios oficiais dos reforços é alta e, ainda na quinta-feira, o nome de Henrique Dourado foi o único confirmado. Mas, a ideia é que no próximo mês estes nomes já sejam conhecidos dos torcedores alvinegro e a espera acabe, isso porque Bernardo projetou a apresentação da equipe e a largada na pré-temporada para novembro.

Estamos alinhando, mas, provavelmente, no dia 24 de novembro, nós devemos nos reapresentar e iniciar os trabalhos de pré-temporada. Não temos um número ideal ainda de amistosos, mas, deve girar entre quatro a seis, se possível. Estamos estudando quais são as equipes que podem nos atender nesse momento, para podermos mensurar o nível de trabalho. O importante é que, neste momento, possamos aproveitar o período para uma adaptação e preparação para estes jogadores, que eles consigam chegar a cidade, se adaptar a cultura local e, também, a nossa cultura de treino. Nós queremos atletas que venham com uma mentalidade forte, competitiva, que queiram estar no Botafogo-PB. Que venham com a missão de vencer, de marcar e construir uma história dentro do clube. É com esta mentalidade que vamos iniciar a nossa pré-temporada, afirmou o treinador.

E com a data de apresentação definida, fica o questionamento: quem serão estes jogadores, quais os perfis escolhidos? Quanto a isto, Bernardo e Rodrigo Pastana, o executivo, estão bem alinhados. O técnico comentou sobre a montagem do plantel e a escolha para os jogadores com um foco em profissionais com mentalidade vencedora, independendo de serem jogadores de Série A, B ou C, as expectativas giram em torno de atletas que queiram estar no time e que ajudem na construção de uma equipe competitiva.

“Jogadores com mentalidade vencedora, com cultura de trabalho. Que venham representar bem o clube. […] Uma equipe pressionante, que jogue de maneira compacta, uma equipe que vença duelos, que seja equilibrada. […] Que a gente possa criar um elenco que nos permitar ser competitivo em qualquer frente. A gente sabe que em algum momento da temporada vamos ter jogos em sequência, jogos importantes. Por isso estamos sendo bastante criteriosos na formação do elenco, para ter um elenco competitivo. Para que a gente crie uma competitividade interna. É importante termos bons jogadores em todos os setores e funções de campo, com características similares, mas também com características que podem se complementar. […] para isso precisamos de atletas com a mentalidade certa, que tenham compromisso com o clube, que consigam se encaixar dentro das nossas ideias de jogo. Para que tenhamos uma equipe que corresponda as expectativas, para que possamos jogar em qualquer cenário. Ter uma identidade. […] estamos preocupados com a qualidade do atleta, de trazer o atleta que gostaríamos de ter aqui conosco, que queira estar aqui. Um elenco que nos permita trabalhar de forma intensa”, projetou.

Com a chegada da pré-temporada, o Botafogo-PB se preparará para uma campanha recheada em 2026. O time terá pela frente as disputas do Campeonato Paraibano, da Copa do Brasil, da Copa do Nordeste e da Série C do Campeonato Brasileiro.

Receba todas as notícias do Arena Correio no Whatsapp

Foto: João Neto / Botafogo-PB

Veja também