Botafogo-PB contrata atacante indiciado por importunação sexual e com histórico de indisciplina
Jogador chega no Botafogo-PB após ter sido isolado do elenco do Santa Cruz, na Série D, com apenas dois jogos disputados
Raniery Soares, Vitor Oliveira e Vitória Soares
7 de junho de 2025

O Botafogo-PB anunciou a contratação do atacante João Diogo, de 26 anos, que estava no Santa Cruz-PE. Novo reforço para o Belo nesta sequência da Série C, o novo nome da Maravilha do Contorno tem histórico de já ter sido indiciado por crime de importunação sexual, à época em que atuava no Botafogo-SP, e também dispensado por indisciplina no futebol mineiro, quando vestiu a camisa da Caldense.

O jogador vem para o Botafogo-PB após ter sido isolado do elenco do Santa pernambucano, inclusive treinando separadamente e só ter atuado em duas partidas pela Série D do Brasileiro.

Em 2022, João Diogo foi indiciado pela Polícia Civil do Rio de Janeiro, pelo possível crime de importunação sexual contra uma mulher. O fato teria ocorrido após o Botafogo-SP ter conquistado o acesso à Série B diante do Volta Redonda, inclusive com gol marcado pelo atacante.

Em entrevista à Record TV, a vítima contou ter se relacionado, de forma consensual, com o centroavante argentino Lucas Delgado (hoje no Fênix-ARG), que ela conheceu em boate. Mas, ao chegar ao hotel, o atleta teria desrespeitado a decisão dela de usar preservativo durante o ato sexual.

Ainda de acordo com a vítima, o mesmo jogador ainda abriu a porta para que dois companheiros de time, entre eles João Diogo, entrassem no quarto, e ambos tentaram manter relações sexuais com ela.

Logo depois do caso vir à tona, a diretoria do Botafogo-SP desligou Lucas Delgado, além de afastar João Diogo e Dudu Hatamoto.

Em uma reportagem veiculada pelo SBT, um áudio de João Diogo foi divulgado após o ocorrido. Ele ligou para um amigo da vítima, que gravou a conversa e na tentativa de se defender, acabou confessando que ofendeu a mulher.

“Que eu xinguei ela? Sim, mas isso não é um estupro”, disse.

João Diogo em comemoração de gol pelo Santa Cruz em 2024 (Foto: Rafael Melo/Acervo/Santa Cruz)

Isolado no Santa em apenas dois jogos

João Diogo, nesta segunda passagem pelo Santa Cruz-PE, não teve o rendimento esperado pela diretoria coral. Tanto que só atuou em duas partidas (nas vitórias contra o Treze por 1 a 0 e diante do Horizonte por 4 a 0, respectivamente). No duelo que seria o seu terceiro pela Série D, enfrentando o Santa Cruz de Natal, o atacante não foi nem relacionado.

O Arena Correio apurou que, após ter sido isolado, João Diogo teria procurado o meio-campista Ferreira (atualmente no América-RN e com quem João Diogo atuou na Aparecidense em 2023), na perspectiva de conseguir espaço no clube potiguar. Porém, sem sucesso.

O episódio chegou aos dirigentes do Santa pernambucano e isso reforçou o plano que já existia por parte da diretoria, para emprestar João Diogo para outro clube.

Receba todas as notícias do Arena Correio no Whatsapp

Foto: João Victor Menezes / Agência Botafogo-SP

Veja também