O Botafogo-PB completa, neste domingo (28), 94 anos de história repleta de títulos, mas com muitos sonhos a serem concretizados. O Belo tem uma larga vantagem no futebol paraibano: são 30 títulos estaduais, oito a mais que o Campinense, que ocupa o posto de segundo maior campeão. Além da hegemonia local, o Alvinegro da Estrela Vermelha, também ostenta a maior conquista nacional do futebol da Paraíba, com o título da Série D do Brasileiro em 2013.
Apesar da força histórica, o presente não acompanha o mesmo ritmo de conquistas. O clube botafoguense ainda amarga um jejum de seis anos sem levantar troféus — a última taça foi o Campeonato Paraibano de 2019. Além disso, a torcida ainda almeja há 13 anos o acesso à Série B, que segue sendo o grande objetivo do clube.

Os 94 anos também marcam um momento de transformação, em que o clube viu a SAF se concretizar com a expectativa de grandes investimentos e mudanças profunda na gestão alvinegra. Dentro de campo, os resultado foram muito longe do esperado. O time pessoense perdeu mais um título estadual para o Sousa e brigou contra o rebaixamento da Série C. Além disso, a administração foi marcada por constantes trocas de técnicos, muitas contratações que não deram certo e rupturas entre as principais figuras da SAF.
Em contrapartida, o Centro de Treinamento da Maravilha do Contorno tem passado por reformas que deverão profissionalizar mais o trabalho do futebol.
Agora, para o próximo ciclo da história do Botafogo-PB, a esperança é que a nova era vivida pelo clube seja transformada em resultados dentro de campo e que o torcedor possa voltar a celebrar títulos e conquistas que fizeram o time alvinegro ser a principal força do futebol da Paraíba.
Receba todas as notícias do Arena Correio no Whatsapp
Foto: Cristiano Santos/Botafogo-PB
