Desde que a SAF chegou ao Botafogo-PB, uma das prioridades era reestruturar as categorias de base do clube. Nesses primeiros quatro meses da nova gestão, novos profissionais chegaram, as equipes já estão trabalhando e os primeiros frutos já estão sendo colhidos. Um exemplo é a promoção do jovem volante Lucas Matheus ao time principal.
De fevereiro até junho, o Botafogo-PB retomou com as equipes Sub-15 e Sub-17, que estão disputando os seus respectivos campeonatos estaduais. E, a partir de julho, as categorias Sub-14 e Sub-15 devem ser ativadas. Lucas Matheus começou no Sub-17. Sua qualidade técnica e liderança chamaram tanta a atenção que o jogador de 16 anos foi para o Sub-20 e, logo depois, foi promovido para integrar o elenco profissional. Nei Pandolfo, escolhido para coordenar as categorias de base do clube alvinegro, disse que ficou surpreso com a rápida ascensão do jovem.
“Não foi tão rápido como eu esperava, foi rápido até demais ter a possibilidade de ter um atleta no profissional. (…) São quase quatro meses que esse projeto vem avançando e crescendo dia a dia. Lucas é uma dessas referências que tivemos. Ele tem uma característica técnica muito qualificada e também de liderança. (…) Nós conseguimos bons resultados de início. Nós temos boa parte do Sub-17 no Sub-20 trabalhando. No começo de julho, nós teremos uma competição para o Sub-14 e Sub-15. Nós já temos quatro categorias andando para que o mais próximo possível a gente possa ter atletas como o Lucas, já entrando no time principal”, explicou Pandolfo.

Esse trabalho de “garimpar” novos talentos no futebol paraibano não é fácil. Por isso, para facilitar essa busca de jogadores promissores, o Botafogo-PB fechou parceria com clubes de várias regiões do estado para conseguir aproveitar o maior número possível de atletas com potencil para vestir a camisa alvinegra.
“Nosso elenco do Sub-20 tem atletas de várias equipes da Grande João Pessoa e da Paraíba. A gente conseguiu uma aproximação grande com todas as equipes regionais, trazendo atletas que jogamos contra e que têm potencial. Convidamos um profissional que cuida de todos os atletas da Grande João Pessoa e do interior. É uma parceria real, com contratos para que o clube que trouxe o atleta tenha o seu percentual e que possamos seguir com esse atleta até que ela tenho o sucesso máximo”, detalhou Nei Pandolfo.

Já o volante Lucas Matheus não esconde a felicidade de vestir as cores do Alvinegro da Estrela Vermelha. Nascido e criado em João Pessoa, o jovem se sente orgulhoso de dar o pontapé inicial em seu sonho representando o Botafogo-PB.
Tenho muito orgulho de vestir esse manto. Sei que é muito importante, ter esse manto aqui no meu peito e essa responsabilidade, tenho muito orgulho. Espero que eu possa estar ajudando ao Botafogo-PB. Sempre foi o meu sonho vestir a camisa do Botafogo-PB, jogar no Almeidão, representando o maior da Paraíba, falou o jogador.
Mesmo ainda não tendo estreado no time principal, Lucas Matheus está aproveitando os treinamentos para aprender o máximo com os jogadores mais experientes do elenco botafoguense. “Apesar de eu ser novo, eles vêm conversando bastante comigo, às vezes, eu nem acredito que eu estou conversando com esses jogadores. Eu converso bastante com eles mesmo, porque o que eles me passam eu tenho absorver, para que no campo eu possa estar fazendo no campo e o que eles falam, para que eu possa estar chegando à equipe principal”, completou o volante.
Receba todas as notícias do Arena Correio no Whatsapp