O momento de instabilidade que o Botafogo-PB vive atualmente parece ser um reflexo de tudo o que vem acontecendo desde o início da temporada: eliminação na pré-Copa do Nordeste, vice no Campeonato Paraibano e um começo complicado na Série C do Brasileiro. Junto aos resultados dentro de campo se somam as mudanças na gestão do clube, que viu os administradores chegarem da SAF chegarem e aumentarem significativamente o investimento no departamento de futebol. Com isso, o elenco alvinegro passou por várias modificações, com idas e vindas de jogadores. Até este mês de junho, foram 44 contratações e 15 dispensas.
Ainda na pré-temporada, em novembro do ano passado, o Botafogo-PB começou a montagem do elenco que iniciaria o ano de 2025. Sob as rédeas da antiga gestão, o clube botafoguense foi um pouco mais discreto no mercado, contratando 20 reforços e apostando na renovação de oito jogadores. Apesar do grupo estar fechado para as disputas da pré-Copa do Nordeste e do Paraibano, a equipe alvinegra apresentava algumas carências em posições como meio-campo, ataque e laterais.

Em meio à disputa do estadual, quando o Belo vivia a fase mais crítica da competição, os gestores da SAF assumiram de vez os rumos do Alvinegro da Estrela Vermelha e sinalizaram que não iriam medir os esforços para subirem os investimentos em contratações visando o título do Paraibano e a Série C. Já no dia da apresentação do CEO do Botafogo-PB, Alexandre Gallo, foi feito o anúncio do retorno do atacante Henrique Dourado, evidenciando o perfil de atletas que a nova diretoria buscaria no mercado.
Nos quatro meses de Belo SAF, mais 24 jogadores chegaram na Maravilha do Contorno. Por outro lado, foram feitas algumas dispensas com atletas remanescentes da temporada passada e com alguns que foram contratados ainda na metade do Paraibano, totalizando 15 saídas até agora.
Além das várias mudanças no plantel alvinegro, o comando técnico do Botafogo-PB não passou ileso. Na primeira metade da temporada, três treinadores estiveram à frente do Belo. A equipe botafoguense começou o ano com o técnico João Burse, que foi demitido após o fim do Paraibano. Para a disputa da Série C, a diretoria apostou em um nome de peso, trazendo Antônio Carlos Zago. No entanto, com os maus resultados, Zago não ficou um pouco mais de um mês na capital paraibana e se despediu dando lugar a Márcio Fernandes, que ainda segue no cargo.

Diante de várias reformulações, o Botafogo-PB ainda tenta se encontrar para não terminar a temporada com o saldo negativo. O Belo vai iniciar a segunda metade da primeira fase da Série C em um cenário atípico nos últimos anos, querendo escapar da zona do rebaixamento e ainda seguir vivo na briga pelo G-8. Com apenas nove pontos conquistados em nove rodadas, o time botafoguense precisa fazer uma campanha praticamente perfeita no segundo turno.
Veja as chegadas e as saídas do elenco do Botafogo-PB em 2025
Renovações
- Wendel Lomar, Gama, Thallyson, Reniê, Erick, Wallace, Lucas Balardin
Chegadas
- Goleiros: Saulo, Michael Fracaro, Guilherme Castellani, Jean Vitor
- Laterais-direitos: Erick, Ronaldo, Lucas Lopes, Diego Ferreira
- Zagueiros: Raphael Carvalho, Igor Ribeiro, Igor Lopes, Amorim, Marcelo Augusto, Léo Santos, Andrés Robles
- Laterais-esquerdos: Nicolas Schulz, Mateus Rodrigues, Sidcley, Evandro, Felippe Borges
- Volantes: Natham, Kawan, Igor Maduro, JP Iseppe, Caio Garcia, Lucas Matheus, Balão
- Meias: Bruno Leite, Antônio Falcão, Camilo, Gabriel Honório, Guilherme Santos
- Atacantes: Danilo Mariotto, Rafinha, Gustavo Ramos, Paul Henry, Vitor Leque, Rodrigo Alves, Dourado, Kauê Canela, Luis Miguel, Silvinho, Luiz Fernando, Denilson, João Diogo, Riquelmo
Saídas
- Goleiros: Saulo
- Laterais-direitos: Ronaldo
- Zagueiros: Reniê, Igor Ribeiro, Igor Lopes
- Laterais-esquerdos: Nicolas Schulz, Mateus Rodrigues, Sidcley
- Volantes: JP Iseppe
- Meias: Bruno Leite, Antônio Falcão
- Atacantes: Dayvison Mosquito, Danilo Mariotto, Gustavo Ramos, Paul Henry, Vitor Leque
Receba todas as notícias do Arena Correio no Whatsapp
Foto: João Neto/Botafogo-PB