O ex-jogador Zé Carlos vem comandando os treinos do Botafogo-PB após a oficialização da saída de João Burse, na última quarta-feira (2). O profissional foi contratado pelo Belo como auxiliar do ex-treinador, em fevereiro deste ano, e agora está à frente das atividades do clube enquanto Antônio Carlos Zago não é apresentado e inicia seu trabalho junto ao plantel. Ex-lateral esquerdo, o interino já foi campeão paulista ao lado do ex-jogador e ídolo botafoguense Warley, pelo São Caetano, em 2004.
Como atleta, ele encerrou a carreira nos gramados em 2015. Seu último clube foi o Ituano. Ao longo da trajetória, defendeu equipes como Aparecidense, Botafogo, Corinthians, Goiás, Ituano, Náutico, São Caetano e Sobradinho.
Foi durante a carreira de jogador que Zé Carlos percorreu o mesmo caminho que Warley, ídolo do Botafogo-PB nos últimos anos, rumo ao título do Campeonato Paulista. Em 2004, pelo São Caetano, eles foram campeões do Paulistão sobre o Paulista. À época, o Azulão vivia um momento de ascensão no cenário nacional e até continental.
O clube do ABC Paulista chegou à finalíssima do estadual após eliminar dois gigantes do estado: o São Paulo, nas quartas de final, e o Santos, na semifinal. Na grande decisão, foi campeão diante do Paulista, por 5 a 1 no placar agregado. Em uma crescente, o time encerrou a campanha com 15 jogos, nove vitórias, cinco empates e apenas uma derrota. O bom momento do Azulão também se refletiu na Copa Libertadores da América, competição em que chegou até as quartas de final, sendo eliminado pelo Boca Juniors nos pênaltis, por 4 a 3.

A atuação do auxiliar ao lado de Warley se conecta agora, mesmo que indiretamente, em mais um clube. Desta vez, no Nordeste brasileiro, vestindo preto e branco. Isso porque, assim como Zé Carlos, Warley também construiu uma história com o Botafogo-PB. O ex-jogador, à época atacante, tornou-se um dos grandes ídolos da história alvinegra ao defender o clube entre 2013 e 2014, e depois entre 2016 e 2017, sendo um dos principais nomes da equipe dentro de campo. Pelo Alvinegro da Estrela Vermelha, foi tricampeão paraibano (2013, 2014 e 2017) e conquistou o acesso à Série C em 2013. Além disso, W9, como passou a ser conhecido na Paraíba, ainda atuou como gerente e até técnico interino do Belo.
Zé chegou ao Alvinegro da Estrela Vermelha após passagem pelo CSA. Aos 44 anos, migrou para o futebol paraibano para trabalhar ao lado do então técnico João Burse na campanha desta temporada. A integração do treinador ao grupo aconteceu já com a gestão da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) em curso.
Até o momento, o Botafogo-PB segue sem anunciar um novo comandante, e por isso Zé Carlos permanece à frente das atividades como técnico interino. Seus primeiros trabalhos como auxiliar técnico foram no Goiás, nas categorias de base (sub-20), em 2017. Desde então, passou por clubes como CSA, Confiança, Amazonas FC e Atlético-BA.
Receba todas as notícias do Arena Correio no Whatsapp
Foto: Divulgação / Botafogo-PB