O Treze se reencontrou na temporada e atravessa grande momento na disputa da Série D do Brasileiro. Líder isolado do Grupo A3 e com 100% de aproveitamento, o Galo da Borborema se credencia como um dos favoritos ao acesso à Série C. O lateral-esquerdo Airton acredita que a boa fase da equipe passa por três fatores: experiência do comandante, comunicação entre os atletas e treinamentos.
Após a eliminação no Campeonato Paraibano, o clube decidiu reformular o elenco e a diretoria. Com a chegada de Waguinho, o treinador optou por reforçar o plantel com jogadores experientes e que já havia trabalhado em algum momento. Airton, inclusive, fez parte da campanha que conquistou o acesso com o Brusque, em 2019, sob o comando do professor.
“Isso aí vem de muito tempo, desde 2019, o primeiro ano que trabalhamos juntos. Eu acredito que isso é pelo trabalho que vem sendo feito dentro de campo, no decorrer dos últimos anos. Eu tenho passado essa confiança para ele, e essa confiança é mútua. Ele é um baita profissional, e isso coopera para esse momento nosso. Graças a Deus, voltamos a trabalhar juntos, mais uma vez, e isso comprova essa confiança dentro de campo. Eu assimilo mais ao profissionalismo que a gente tem tido nos últimos anos”, disse.
Outro fator que chama atenção é como sistema defensivo do time do bairro do São José foi potencializado após a chegada do técnico ao PV. Mesmo com caras novas no setor, o Treze não saber o que é ser vazado a quatro jogos na competição. Para o defensor, a semana de treinamento e os ajustes feitos por Waguinho está sendo crucial no desempenho dos jogadores.
“Muito treinamento e comunicação. Eu, como atleta mais velho e experiente, em termos de idade, acredito que treinamento e comunicação tem sido os fatores principais para que a gente não possa sofrer gols durante os jogos”, declarou Airton.
Ataque segue voando
Não é só a defesa do Galo que vive grande fase. Com 15 gols marcados em cinco rodadas, o ataque trezeano tem média de três gols por partida na Série D. A boa performance colocou os paraibanos no primeiro lugar do grupo de forma isolada. A segunda equipe com mais tentos marcados no grupo é o Santa Cruz-RN, com cinco gols a menos que o Treze.
Um dos pilares do setor ofensivo é o atacante Thiaguinho, artilheiro do Galo da Borborema na temporada, com sete gols marcados em 16 partidas. Revelado pelo Náutico, o atacante pertence ao Flamengo desde 2020 e tem contrato com o time Rubro-Negro até o fim deste ano. Com isso, o clube está em negociações com os cariocas para estender o vínculo do jovem de 23 anos.