Acessos e títulos invictos: Mauro Iguatu reencontrará melhor palco de sua carreira
Arqueiro, que hoje defende o Iguatu, viveu momentos marcantes no estádio Amigão
Vitória Soares
18 de maio de 2024

O jogo entre Treze e Iguatu, pela quarta rodada da Série D do Brasileiro, no próximo domingo, vai marcar um reencontro especial para o goleiro Mauro Iguatu. Hoje, ele defende a camisa do time cearense, mas já construiu memórias inesquecíveis no estádio Amigão.

Em sua passagem pelo futebol da Paraíba, o goleiro teve grandes atuações que garantiram os acessos à Série C de Treze e Campinense, além de se sagrar bicampeão paraibano invicto com a Raposa.

“É um motivo de muita alegria, de muita satisfação de retornar ao solo paraibano, mais precisamente, na cidade de Campina Grande, a qual tive grandes desempenhos e grandes conquistas com a camisa do Treze e com o Campinense. Para mim, será motivo de muito orgulho em jogar no Amigão, estádio que tenho memórias marcantes no futebol paraibano, espero chegar e fazer mais uma grande atuação, e rever também os amigos”.

Uma das características que marcaram a passagem de Iguatu por Campina Grande, foi o seu poder de decisão nas penalidades. Além de ser determinante nos 90 minutos, o goleiro também se destacava na hora de defender e de cobrar os pênaltis.

(VÍDEO)

Acesso com o Treze em 2018

Depois de três passagens pelo Nacional de Patos, Mauro Iguatu teve o seu primeiro trabalho em Campina Grande, em 2018, pelo Treze. Com o Galo da Borborema, o goleiro foi peça fundamental na campanha da Série D que resultou no acesso à Série C e o vice-campeonato da Série D daquele ano.

Na segunda fase, por exemplo, após dois empates contra o URT, Iguatu foi decisivo nas penalidades, defendendo três cobranças e garantindo a equipe trezeana na terceira fase.

Iguatu conquistou o seu primeiro acesso com o Treze, em 2018. (Foto: Ramon Smith/Treze)

O acesso veio no duelo contra o Caxias. O Treze venceu a ida, no Almeidão, por 1 a 0. Na volta, o Galo da Borborema confirmou a sua participação na Terceirona de 2019, ao vencer o time gaúcho por 3 a 1.

Na semifinal, Mauro Iguatu voltou a ser determinante nos pênaltis. No primeiro jogo, o Treze perdeu fora de casa por 1 a 0. Em Campina Grande, o Galo venceu pelo placar mínimo e levou a decisão para as penalidades. E de novo, a estrela do arqueiro brilhou. Mesmo perdendo a sua cobrança, Iguatu pegou três pênaltis, um deles sendo o último, que levou a equipe paraibana à final disputada contra o Ferroviário e vencida pelos cearenses.

Bicampeão paraibano e mais um acesso

Três anos depois, Mauro Iguatu voltou à Paraíba, mas para defender as cores do Campinense. Com a Raposa, ele teve um dos momentos mais vitoriosos da sua carreira. Em 2021, o goleiro conquistou o seu primeiro Campeonato Paraibano. O jogo que coroou a caminhada até o título foi na semifinal diante do Botafogo-PB. Após o empate sem gols nos 90 minutos, a definição do finalista foi para os pênaltis. Na primeira cobrança, o arqueiro defendeu a cobrança botafoguense. Na última, Iguatu converteu e selou a vaga do Campinense na final contra o Sousa.

Mauro Iguatu foi bicampeão paraibano com o Campinense. (Foto: Daniel Lins/Campinense)

Ainda na mesma temporada, Iguatu foi decisivo para o acesso do Campinense à Série C. Na primeira etapa do mata-mata, a Raposa passou pelo Sergipe nos pênaltis, com a participação direta do goleiro. Ele pegou duas penalidades e ainda converteu a última cobrança.

No jogo do acesso, contra o América de Natal, Mauro Iguatu apareceu mais uma vez, marcando o seu nome na história do Campinense. Durante o tempo regulamentar, o goleiro fez defesas importantes que garantiram o empate sem gols e levou a decisão para os pênaltis. Nas cobranças, o time raposeira contou a com a falta de pontaria dos jogadores do América-RN e com a efetividade de Iguatu. O arqueiro foi responsável por bater e converter a cobrança que tirou o Rubro-Negro da Série D depois de dez anos.

Em 2022, o Campinense levantou a taça do bicampeonato, dessa vez, de forma invicta, com o goleiro sendo peça importante na campanha campeã.

Reencontro que vale a liderança

O reencontro entre Mauro Iguatu e Treze será neste domingo (19), às 16h, no estádio Amigão. O duelo vale a liderança do grupo 3. Enquanto o Galo da Borborema está na primeira posição, com nove pontos, a equipe cearense vem logo atrás, com sete pontos.

Receba todas as notícias do Arena Correio no Whatsapp

Veja também